Assistência Remota do Windows
Qual a melhor ferramenta para realizar o suporte remoto a um usuário? Team Viewer, Radmin, VNC (ou derivados), Logmein, Agente System Center... Sei que dependendo da situação a opção mais interessante vai mudar; um firewall bloqueando portas, limitação de link, delay, custo de licenciamento ou recurso de transferência de dados, podem pesar na escolha da ferramenta. Vou acrescentar outra ferramenta, um tanto esquecida, à lista, a Assistência Remota do Windows.
Porque escolhe-la:
- Para funcionar não precisa que seja instalada nenhum aplicativo, já é nativa no Windows deste o XP.
- Oferece um chat com o cliente remoto;
- Se a estação for Windows 7 é criado um log com informações do usuário de rede que acessou a estação e se foi liberado o acesso só para visualização ou com permissão para operar a estação;
- Conexão leve comparável ao serviço RDS;
- Dispensa que o usuário abra aplicativos ou informe senhas;
- É de fácil configuração.
- É de fácil configuração.
Como funciona:
Em empresa que dispõe do Active Directory é possível criar uma GPO e definir que não é necessária a geração de convite. (Sem ela um convite é necessário para que o técnico que realizará o suporte veja o que acontece na sessão do usuário). Pode-se ainda definir um grupo de usuários que terão permissão para acessar remotamente as estações, controle de banda, definir mensagens de aviso, logs, entre outras configurações.
Pode-se realizar a configuração de GPO em: \configurações do computador \Diretivas \Modelos administrativos \Sistema \Assistência Remota
Posso citar uma situação que passei, onde a Assistência Remota resolveu o problema. No suporte utilizávamos uma ferramenta VNC. Assim durante a instalação na estação um senha era definida e todos os computadores podiam ser acessados com a mesma senha. Um belo dia descobrimos que um funcionário, que não era da TI, obteve a senha e estava acessando os computadores de várias pessoas sem autorização. Como trocar a senha de 850 computadores e impedir que se repetisse.
Uma GPO para remover o aplicativo VNC em conjunto com outra que parametrizava a Assistência Remota nas máquinas e rapidamente tínhamos tudo resolvido. Com todas as filiais interconectadas via VPN, tínhamos acesso a qualquer estação com o máximo de eficiência e sem preocupações com troca de senha. Não existe senha única, só um grupo de usuário de AD para suporte. Quando alguém da equipe sai basta bloquear o login do mesmo. Cada um tem seu login. Resolvido.
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